Surge boato sobre suposta candidatura de Carlos Sainz para presidência da FIA
A FIA está cada vez mais próxima de realizar a eleição para definir seu próximo presidente. Diante disso, Carlos Sainz vem sendo pontuado como um potencial concorrente de Mohammed Ben Sulayem para o cargo. O responsável já teria apoio amplo entre os chefes de várias categorias que são sancionadas pelo órgão.
Vale ressaltar, contudo, que o Carlos Sainz que quer disputar a presidência não é o piloto, mas sim o pai dele (que tem a mesma nomenclatura). Ben Sulayem foi eleito presidente da FIA ao final de 2021, sucedendo o ex-diretor de equipe da Ferrari, Jean Todr. Ele está pronto para concorrer ao novo mandato, com eleição marcada para 12 de dezembro.
O primeiro mandato de Sulayem como presidente da FIA ficou marcado por vários polêmicas, na qual vários funcionários deixaram seus cargos. Entre as saídas, uma das mais notáveis foi a de Robert Reid, que deixou o cargo de vice-presidente da FIA para esportes em abril. Ele citou “uma falha fundamental nos padrões de governança dentro do órgão regulador global do automobilismo”.
Além disso, no ano passado, um denunciante alegou que Ben Sulayem teria dito às autoridades para encontrarem uma maneira de não aprovar o Circuito da Las Vegas Strip, que sediaria o GP de Las Vegas em 2024. O denunciante também acusou o presidente de influenciar a anulação de uma penalidade para Fernando Alonso na Arábia Saudita em 2023.
Carlos Sainz será presidente da FIA?
Em meio à indefinição em torno da situação de Ben Sulayem, o pai de Carlos Sainz pode ser o próximo presidente da FIA. A informação divulgada pela Sky Sports News indica que ele já tem bastante apoio e chegará forte para as eleições que serão realizadas em dezembro.