Tente não engasgar com a Fortuna que Felipe Massa pode ganhar com processo por título da F1
O ex-piloto Felipe Massa, que marcou o automobilismo brasileiro através da Fórmula 1, deixou a categoria em 2017. O atleta, contudo, não conseguiu conquistar ao menos um título mundial em suas 15 temporadas por Sauber, Ferrari e Williams.
Em outubro de 2025, contudo, uma injustiça poderá ser corrigida e renderá o título de campeão do mundo para Felipe Massa. Por outro lado, ele também receberá uma fortuna em indenizações. A questão é referente à ação pela temporada de 2008.
Inicialmente, Massa perdeu o título mundial de Fórmula 1 em 2008 para Lewis Hamilton. O entendimento é de que Nelsinho Piquet praticou ‘trapaça’ para prejudicar o brasileiro no GP de Singapura, em setembro de 2008. Na ocasião, ele estava a apenas um ponto de distância do inglês.
Massa foi prejudicado por uma manobra ilegal da Renault. Flavio Briatore, chefe da equipe, ordenou que Nelsinho Piquet batesse seu carro de propósito para facilitar a corrida do outro piloto de time, Fernando Alonso. A manobra deu certo, Alonso venceu a corrida, Hamilton chegou em terceiro e Massa foi apenas o 13º colocado.
A trapaça foi investigada e confirmada, mas os resultados do campeonato mundial não foram alterados. Em 2024, Massa deu início ao processo na justiça, exigindo reparação por conta dos acontecimentos no GP de Singapura, que poderiam render seu título.
Felipe Massa pode receber quantia milionária
Caso o tribunal da Inglaterra dê o aval positivo para os pedidos do piloto Felipe Massa, o brasileiro sairá da Justiça com o título de campeão mundial de Fórmula 1 e cerca de R$ 463 milhões em sua conta bancária.
A cobrança seria por conta da premiação que a Ferrari daria pelo título (2 milhões de euros), acordos comerciais oferecidos aos campeões de cada temporada e ajustes salariais. As primeiras audiências do processo estão marcadas para acontecer entre os dias 18 e 31 de outubro de 2025.