Trabalhou com Lewis Hamilton na F1 e agora fechou com o Manchester United
Ex-companheiro de Lewis Hamilton na Mercedes, o engenheiro Michael Sansoni acertou com o Manchester United como diretor de dados. O profissional passou mais de 10 anos na equipe da Fórmula 1, atuando ao lado do piloto britânico até 2025.
Ele deixou a Mercedes para reforçar o Manchester United – considerado um dos maiores clubes de futebol no mundo. O fundador da equipe, Sir Jim Ratcliffe, é proprietário de um terço da equipe de Fórmula 1 da Mercedes desde fevereiro de 2024.
Ratcliffe vem tentando mudar a rota do Manchester United após enfrentar um período difícil nos últimos anos. O clube registrou desempenho preocupante na Premier League do ano passado, terminando em 16º lugar (entre 20 equipes participantes).
“Mike Sansoni ingressou como diretor de dados, após 11 anos na equipe de Fórmula 1 Mercedes-AMG Petronas, onde foi engenheiro sênior de desempenho e contribuiu para oito temporadas vencedoras de campeonatos mundiais“, divulgou o Manchester United.
“Ao lado de Omar Berrada, diretor executivo, Sansoni será responsável por transformar as capacidades do clube em dados e inteligência artificial, aproveitando sua experiência em aprendizado de máquina e modelagem avançada na Fórmula 1″, explica o clube.
Companheiro de Lewis Hamilton entra no Manchester United
Antigo parceiro de Lewis Hamilton, Sansoni já parece ter influenciado em duas contratações recentes: Matheus Cunha, do Wolverhamtpon, e Bryan Mbeumo, do Brentford. Em publicação no Linkedin, o engenheiro afirma que teve participação nos bastidores.
“Com novas metodologias começando a tomar forma e duas contratações fantásticas, Matheus Cunha e Bryan Mbeumo, já refletindo um pouco desse trabalho inicial. Herdei uma equipe brilhante: inteligente, comprometida e com vontade de fazer a diferença. Juntos, estamos construindo uma função de dados e IA de classe mundial para impulsionar a tomada de decisões no futebol e no clube como um todo“, projeta Sansoni.